Profilaxia
Para qualquer tratamento em meu consultório há necessidade de primeiro termos dentes limpos, sem placa bacteriana e tártaro.
Como é feita a limpeza:Usa-se um corante, o revelador de placa. Ele vai me mostrar onde está acumulada a placa bacteriana que deverá ser removida. Em seguida, eu aplico um líquido removedor de placa. Ele vai desestabilizar a placa inicialmente. Em seguida, com auxílio de uma escovinha giratória, eu faço uma profilaxia geral, removendo toda a placa existente na superfície, dos dentes. Na sequência, uso um jato de bicarbonato de sódio, ele vai remover o que sobrou de placa bacteriana entre os dentes. E por último, ultrassom, que remove o tártaro acumulado próximo da gengiva.
A profilaxia é importante não só para se manter os dentes limpos, mas também para evitar problemas de saúde ligados à bactéria que se liga aos dentes. Esta bactéria, que está presente no tártaro, pode causar inúmeras doenças, entre elas gastrite, alterar a síntese da insulina no pâncreas, um tipo de pneumonia e até infarto do miocárdio. Estas doenças podem surgir em pacientes idosos ou em casos de diminuição da imunidade.